A Harley-Davidson Night Rod Special 1250 VRSCDX 2011 é uma motocicleta icônica da linha V-Rod, conhecida por seu design agressivo, desempenho esportivo e motor desenvolvido em parceria com a Porsche.
Motor e Desempenho
- Tipo: Motor Revolution V-Twin a 60°, refrigerado a líquido
- Cilindrada: 1.247 cm³ (1250 cc)
- Potência: Aproximadamente 125 cv a 8.250 rpm
- Torque: 11,9 kgfm a 7.000 rpm
- Alimentação: Injeção eletrônica ESPFI (Electronic Sequential Port Fuel Injection)
- Transmissão: Câmbio de 5 marchas com transmissão final por correia dentada
- Velocidade máxima: Aproximadamente 230 km/h
- Aceleração: 0 a 100 km/h em cerca de 3,5 segundos
Esse motor foi projetado com a Porsche, trazendo um desempenho mais esportivo do que o tradicional das Harley-Davidson.
Chassi e Suspensão
- Quadro: Em aço tubular, projetado para suportar altas velocidades
- Suspensão Dianteira: Garfo telescópico invertido de 43 mm
- Suspensão Traseira: Dois amortecedores com regulagem na pré-carga
- Pneu Dianteiro: 120/70 ZR19
- Pneu Traseiro: 240/40 ZR18 (pneu largo, dando uma estética robusta)
- Peso: Aproximadamente 302 kg (com fluídos)
Freios e Segurança
- Freios Dianteiros: Disco duplo de 300 mm, com pinças Brembo de 4 pistões
- Freios Traseiros: Disco simples de 300 mm, também com pinça Brembo
- ABS: Equipamento opcional na época (nem todas as unidades possuem)
Esses freios de alta performance proporcionam uma excelente capacidade de frenagem para uma moto desse porte.
Design e Estilo
- Estilo: Muscle Cruiser, com visual agressivo e esportivo
- Guidão: Tipo drag-bar, mais baixo para uma posição de pilotagem agressiva
- Tanque: 18,9 litros (mas o tanque verdadeiro fica sob o banco; a parte superior esconde o airbox)
- Escapamento: Duplo, inclinado para cima, preto fosco, dando um visual agressivo
- Painel: Digital e analógico, com velocímetro, tacômetro e indicador de marcha
A Night Rod Special se diferencia das outras V-Rod pelo seu visual todo preto, incluindo o motor, escapamento e detalhes da carenagem.
Consumo e Autonomia
- Consumo médio: Aproximadamente 14-18 km/l, dependendo da tocada
- Autonomia: Cerca de 250 km por tanque
Prós e Contras
Pontos Positivos:
Visual extremamente agressivo e moderno
Motor potente e de alto giro para uma Harley
Ótima estabilidade e ciclística para uma cruiser
Pneu traseiro largo, que dá presença e aderência
Freios Brembo de alta qualidade
Curiosidades
- O motor Revolution foi desenvolvido em parceria com a Porsche, sendo um dos poucos motores Harley refrigerados a líquido.
- O tanque de combustível não fica na parte superior da moto, mas sim embaixo do assento, melhorando o centro de gravidade.
- A linha V-Rod foi descontinuada em 2017, tornando a Night Rod Special um modelo muito valorizado no mercado de usados.
- Devido ao seu visual muscle-bike, a Night Rod Special ficou famosa em filmes e séries, sendo uma das Harley mais desejadas.